UMA VISITA À CÔTE D'OR, FRANÇA-1
De Dijon, capital da Borgonha até um pouco abaixo da cidade de Beaune se estendem as colinas da região, cujas encostas privilegiadas pelo sol recebem os vinhedos dos grandes vinhos borgonheses, de nome Côte D’Or.
Pela estrada denominada: Route des Grands Crus se visitam as cidades, pequenos vilarejos e vinhedos que juntos formam a região privilegiada destes grandes vinhos, classificados no topo como Grands Crus.
Fotos: @ Gladstone Campos
Beaune
Beaune é considerada a capital dos vinhos da Borgonha. Cidade de 30.000 habitantes, herdeira de patrimônio histórico e cultural, ainda com partes da muralha circundado a cidade antiga da época medieval, Beaune representa a grandeza dos vinhos locais.
Destaque para o Hotel Dieu: construído no séc. XV para acolher pobres e doentes, também oferecia refeições e espetáculos com artistas, era a comunidade cuidando de seus desvalidos. Funcionou como hospital até 1963, agora é um maravilhoso museu, onde pode-se saber de sua história, apreciar a arquitetura e os telhados de cerâmica colorida típico da Borgonha.
Inúmeras Caves e lojas para compra e degustação de vinhos situam-se na parte antiga da cidade. Além de museus, uma Notre Dame do séc. XII e excelentes restaurantes para curtir a boa gastronomia da Borgonha e seus excelentes vinhos.
Gastronomia Tradicional Borgonhesa:
Gougére: pão de queijo Gruyére
Oeufs en Meurette: ovo poché servido com molho à base de vinho tinto.
Escargot: lesmas temperadas com manteiga, alho e salsinha.
Boeuf Bourguignon: carne em pedaços cozida no vinho tinto e legumes.
Coq au vin: galinha ou galo (mais tradicional) cozida no vinho com legumes.
Pain D'Épices: pão de especiarias, pode conter casca de laranja ou frutas secas.
Passeio legal:Sobrevoar os vinhedos de Beaune num balão da Air Escargot.
Dica Quente:
Para quem deseja ir à Côte D'Or e gostaria de uma visita mais orientada para o vinho, gastronomia e passeios diferenciados, temos uma excelente dica chamada Jean Claude Cara: www.brasilbourgogne.fr