Comida brasileira 16/04/2015 12:04

MOQUECA DE CAMARÃO

Há uma controvérsia no nome da receita. Sempre conheci como Moqueca, mas nas últimas idas a Salvador, ouço o nome Ensopado. Sinceramente não sei explicar, portanto para mim continua Moqueca.
E independe do nome porque é muito boa esta comidinha baiana de raízes africanas.



  • Ingredientes:

    500 g de camarão médio limpo sem casca
    1 cebola roxa em rodelas
    2 tomates sem pele e sementes cortado em cubos
    1 pimentão pequeno cortado em rodelas, pode ser vermelho ou verde
    Azeite o quanto baste
    1/2 pimenta dedo de moça cortada em mini cubos, sem semente
    1 colher de sopa de folhas de coentro ou mais se desejar
    Sal a gosto
    1 vidro de 200 ml de leite de coco
    2 colheres de sopa de azeite de Dendê

     

Preparo:

Lave o camarão com água e limão, deixe escorrendo numa peneira e tempere com um pouco de sal e pimenta.
Corte os legumes em rodelas.
Numa panela ou frigideira funda coloque azeite, mais ou menos 2 colheres de sopa, assim que esquentar adicione a cebola e refogue até estar transparente.
Adicione o pimentão e frite um pouco, misturando à cebola.
Adicione o tomate picado, misture bem, coloque a pimenta Dedo de Moça e o camarão.
Misture até o camarão começar a mudar de transparente para branco, adicione o leite de coco, o azeite de dendê, abaixe o fogo e deixe cozinhar uns minutos, não muito, pois o camarão cozinha rápido.
Para quem não tem muita prática de cozinha, melhor colocar o leite de coco primeiro, o camarão, e por fim o dendê. Frutos do mar e peixe cozinham muito rapidamente.
Acerte o sal, acrescente o coentro e sirva.

Sirva acompanhado de arroz, ou farinha misturada ao Dendê na frigideira.

Pitacos:

Moqueca é um prato de rápido preparo e deve ser feito na hora de servir, para manter a temperatura e o cozimento do camarão. Colocar pouco coentro dá sabor sem interferir ou se sobrepor ao sabor do prato, o excesso é que faria a mudança.



Harmonização

  • Sugestão de vinho:

    Vinho rosé espanhol: Gran Feudo, 2012.

    Próximo
  • Sugestão de vinho:

comentários

  • Fabio Xavier
    14/01/2016 09:01:32
    Não é controvérsia o nome do prato que você da a receita! "MOQUECA É A CAPIXABA, O RESTO É PEIXADA OU ENSOPADO" A MOQUECA Capixaba não tem como ingredientes o leite de coco e o dende. É leve e simples! Outra coisa importante: não cometa o sacrilégio de adiciinar água, pimentão, etc.
  • luiz marinho
    18/11/2015 11:11:50
    Se levar dendê é moqueca. somente leite de côco ensopado. De africano só o dendê.
  • Geraldo
    26/04/2015 04:04:56
    Realmente, só quem é daqui de Salvador, ou nela vive e gosta (como eu), sabe que a diferença entre ENSOPADO e MOQUECA é que o primeiro leva apenas azeite de oliva ("azeite doce", como aqui é chamado) e, a segunda, tem como ingrediente de destaque o azeite de dendê. Pelo que vejo nas cozinhas baianas, a elaboração da moqueca difere um pouco da aqui apresentada. Em geral lava-se o camarão (sem casca, cabeça e cauda) apenas com limão, temperando em seguida com alho e sal. Num almofariz grande (em geral de madeira, aqui na Bahia chamado de "machucador" - machucar aqui significa também amassar temperos), processe uma cebola grande, um maço pequeno de coentro (somente folhas e talos mais tenros), limão, pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto, até que fique bem homogeneizado. Fatie em rodelas tomates bem maduros. Numa frigideira ou panela de barro apropriada faça um refogado com o azeite de oliva os temperos, chamado aqui de "cama". Coloque os tomates espalhados na cama e, com fogo baixo, espere que se incorporem aos temperos. Quando estiver com bastante líquido, coloque os camarões. Depois de uns 5 a 10 minutos (tempo necessário para cozer os camarões para que fiquem apenas macios, e não "emborrachados"), coloque o leite de coco (prefiro passar o coco fresco na centrífuga a utilizar o industrializado) e em seguida o azeite de dendê (use um dendê de boa qualidade, pois pode botar tudo a perder se estiver rançoso). Deixe ferver por um a dois minutos e está pronto.

comentários

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com (*)