Vinhos 16/04/2012 06:04

MALBEC DAY

17 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DO MALBEC
 




Fotos: @ Gladstone Campos



A uva Malbec é originária da região de Bordeaux (Cahors), França. Porém encontrou seu maior potencial quando transportada em 1853 para a Argentina, na região de Mendonza.
Hoje em dia quando falamos sobre o vinho Malbec associamos diretamente com a Argentina. Sua adaptabilidade foi tamanha que até parece uma planta autóctone da região.
A altitude do terreno, a continentalidade, extensão territorial, o solo de baixa fertilidade, o clima seco, a pureza da água da região e o legado cultural do vinho tornam o Malbec argentino de uma personalidade única, uma assinatura.
Não podemos deixar de citar o Sr. Nicolás Catena Zapata, vitivinicultor de grande prestigio e reconhecimento internacional, não é à toa. Seus vinhos são excelentes e em especial o Malbec.    
Estivemos num evento oficial da Wines of Argentina em comemoração ao Dia Mundial do Malbec e apresentação de Marcelo Copello, editor da revista recém lançada BACO.    
Tema da degustação: “Malbec e Tangos”. A sensibilidade musical associada ao vinho mais famoso da Argentina criou um clima descontraído de apreciação, conhecimento e, sobretudo prazer de degustar tão excelentes vinhos.
O ambiente, extremamente agradável, na Pizzaria 68 La Pizzeria, Al. Tietê, 68.
Vinhos apresentados de diferentes preços e importadoras: 1. Eolo, 2005 2. Les Perdizes, 2009 3. Zeta, 2007 4. Trapiche Manos, 2004 5. Primus, 2006 6. Magdalena Toso, 2006 7. Cadus, 2005
Os grandes vinhos Malbec se caracterizam pelos aromas frutados complementados por texturas minerais e taninos arredondados. A característica dos taninos faz com que o Malbec seja um vinho perfeito para acompanhar carnes, em especial as mais gordurosas de um churrasco.

Para comemorar este dia sugerimos um cardápio:

Filés au Poivre acompanhados de Purê de Batatas e Legumes salteados na manteiga.    

A bebida? Naturalmente um Malbec. Kaiken Ultra Malbec Importadora Vinci, Rua Pamplona, 917 Tel. 3130 4540 Falar com Josi

Pitacos:

É mais uma manifestação de opinião: somos contra mais taxação dos vinhos importados. Porque não investir na melhoria e no marketing dos vinhos nacionais? Como é o caso do Malbec Argentino. Portas que se fecham ou estreitam nos levam a menor possibilidade de escolha e empobrecimento cultural. Seja ele no vinho, na proibição de um livro, de um filme ou qualquer outra restrição.

Povo pobre é povo mal informado e sem acesso às diferentes manifestações culturais.  

VOCABULÁRIO DE BACO

Vinhos varietais: preparados com uma única uva. Por exemplo: 100% Malbec

Vinhos de corte: quando entra na sua composição duas ou mais uvas. Por exemplo: 40% Malbec, 30% Syrah e 30% Cabernet Sauvignon.        



Malbec Day

  • Malbec, é um tipo de uva francesa e principal variedade da região de Cahors, também presente em Bordeaux, encontrou condições excelentes na Argentina.

    Próximo
  • Filés au Poivre acompanhados.

    Próximo
  • Purê gratinado

    Próximo
  • Legumes salteados na manteiga

    Próximo
  • Vinho escolhido para o nosso jantar: Kaiken Ultra Malbec

    Próximo

comentários

Seja o primeiro, comente!

comentários

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com (*)