BOLO DE FUBÁ
Bolo que é bolo tem ser macio e úmido, nada de secura. Receita de família, que a minha vizinha Lu adora!
Fotos: @ Gladstone Campos
Ingredientes:
2 xícaras dechá de fubá
1 1/2 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de leite
3/4 de xícara de chá de óleo
1 colher de chá de sal
3 ovos
5 colheres de chá de fermento químico em pó
Preparo:
Numa panela coloque o fubá, açúcar, leite, óleo e sal. Leve ao fogo e quando estiver cozido (aparecer o fundo da panela) deixe esfriar.
Acrescente as gemas uma a uma batendo bem na mão.
Junte as claras em neve com cuidado e o fermento e misture.
Forma untada e polvilhada.
Asse de 45 a 55 min. em forno médio 175°.
Pitacos:
Fubá é um produto derivado do milho. No Mercado Central de Belo Horizonte você pode encontrar o fubá com diferentes moagens: grossa, média e fina. Para o bolo de fubá eu prefiro a moagem média da marca Moinho D’água. Algumas vezes acrescento erva doce na massa, outras vezes queijo mineiro tipo meia cura ralado. Neste caso deve-se assar o bolo a 160º.
História:
O milho é um alimento típico das Américas, apreciado em diferentes preparos muito antes de Colombo chegar aqui. A tradição maia é o taco, o norte americano saboreia o milho cozido e a pipoca.
No Brasil temos muitas variedades do uso do milho: como fubá para bolo ou acrescentando água para se fazer o angu e seus derivados, como farinha para acompanhar pratos salgados e farofa, e por aí vai.
O bolo de fubá é muito usado na região de Minas e interior de São Paulo, nunca faltava á mesa na hora do lanche da tarde, acompanhando o café com leite. Hoje é comum encontrá-lo no café da manhã de Pousadas.