CRÈME BRÛLEÉ
Uma homenagem da nossa viagem para Paris.
Durante muitos anos foi a sobremesa predileta do meu filho, de fato é uma delícia: creme gelado, doce equilibrado e aquela crosta de açúcar queimado por cima ainda quente. Humm!
Fotos: @ Gladstone Campos
Ingredientes:
400 ml de creme de leite fresco
120 ml de leite
8 gemas
80 g de açúcar
1 pequena vagem de baunilha ou algumas gotas de essência de baunilha
Açúcar para caramelizarPorção para 6 pessoas
Preparo:
Forno preaquecido entre 120º e 130º durante 1 hora.
Leve o creme de leite com o leite e os grãozinhos de baunilha que existem dentro da vagem ou a essência ao fogo e deixe esquentar até quase ferver.
Enquanto isso, bata bem o açúcar com as gemas até que a mistura clareie um pouco.
Quando a mistura que está no fogo estiver quase fervendo, retire do fogo e coe.
Em seguida, adicione-a delicadamente às gemas batidas com o açúcar. Não realize essa operação com muita força para não criar mousse, isso altera a consistência da sobremesa no final.
Misture bem, mas com delicadeza, apenas para harmonizar todos os ingredientes.
Distribua em pequenos “ramequins” (potinhos de louça que possam ir ao forno) e leve ao forno em banho maria. O cozimento em banho-maria é muito importante.
Quando eles estiverem prontos, ligeiramente dourados por cima, retire do forno e espere esfriar, leve à geladeira durante pelo menos 4 horas (os cremes devem ficar firmes e bem geladinhos).
Na hora de servir, cubra-os com uma fina camada de açúcar e queime a superfície para que o açúcar caramelize. O ideal é utilizar um maçarico de cozinha.
Sirva em seguida.