EVENTO DE VINHOS DO ALENTEJO
Premiado este ano como a Melhor Região Vitivinícola do mundo para se visitar, o Alentejo em Portugal sempre agrada e surpreende.
O evento reuniu vinícolas para apresentação de vinhos, degustação e palestra com o jornalista Rui Falcão, especializado em vinhos.
Fotos: @ Gladstone Campos
- Palestra sobre Vinhos de Corte - Para quem ainda desconhece a nomenclatura, os vinhos são classificados em: Vinho Varietal, quando produzido com um único tipo de uva, por exemplo Cabernet , ou Vinho de Corte, quando produzido com 2 tipos de uvas ou mais, por exemplo: 50% Touriga Nacional e 50% Alicante Bouschet. - Como é feito um vinho de corte: - Só há duas maneiras de se produzir um vinho de corte. 
 A primeira é a colheita de cada uva em separado e depois do vinho pronto misturar os diferentes tipos de uva e produzir o vinho de Corte.
 A segunda, mais complexa e menos comum é já misturar em proporções desejadas as uvas após a pisa para fermentação até o vinho estar pronto para consumo.
 O segundo tipo de mistura é sempre um grande desafio, pois após a fermentação as reações do vinho podem surpreender para melhor ou algo indesejável. Produzir bons vinhos nunca é fácil, sejam os Varietais ou de Corte.
 Uma característica dos vinhos aletejanos é o fato de terem grande variedade de Vinhos Varietais, utilizando-se principalmente de cepas viníferas típicas de Portugal, em especial do Alentejo.
 Daí a experiência única de se degustar tais vinhos, o olfato e o paladar são sempre desafiados a novos aromas e agradáveis surpresas durante as degustações.- Vinhos degustados na Palestra: - 1. Quinta do Borba Premium 
 2. Cortes de Cima
 3. Tapada dos Coelheiros
 4. Roque Vale Reserva
 5. Esporão
 6. Ervideira
Pitacos:
Curiosidade sobre o vinho Alentejano
Os vinhos alentejanos são muito antigos em Portugal, quando Cabral veio ao Brasil, trazia na Caravela o vinho Pêra Manca do Alentejo.
No período Salazarista muitos vinhedos foram retirados para dar lugar a plantações de grãos.
Após a Revolução dos Cravos, o Alentejo volta à sua vocação vitivinícola, hoje é a região que mais produz vinho em Portugal, 47% dos vinhos consumidos no país se originam no Alentejo.

 
			


 
														 
														