Turismo Eno gastronômico 09/11/2015 12:11

AMAYNA, VIÑAS GARCÉS SILVA - CHILE

Estar bem perto do Oceano Pacífico pode significar muito na qualidade da planta e na fruta da videira.
É em Leyda, Vale de San Antonio que estivemos para provar os vinhos da Garcés e Silva, em especial o Amayna importado pela Mistral Importadora.



  • A vinícola que leva o nome da família foi fundada por José Antonio Garcés Silva, um empresário que adquiriu a propriedade em Vale de Leyda, tornando-se um dos pioneiros no desenvolvimento vitivinícola da região. As uvas são colhidas à mão em caixas de 10 kg. Os cachos e as bagas são selecionados à mão para o processamento, para maior controle de qualidade. A colheita é diária e não mais do que 15 mil kg. Antes do esmagamento as uvas são resfriadas durante a noite até chegarem a 7°C. 

    Sustentabilidade.

    A gestão sustentável da vinha melhora a qualidade dos vinhos Amayna, lhes permite descobrir e aprimorar as características do terroir pobre e árido.
    Guiada pelo conceito de sustentabilidade, a arquitetura da vinícola muito contribui para a capacidade de poupar energia durante os processos de vinificação e envelhecimento, porque ele foi projetada para usar a gravidade, em vez de bombas. Isso também se estende ao uso de luz natural por longos períodos durante o dia.

Acompanhados pelo Francisco José Ponce Sanhueza, enólogo chefe da vinícola, provamos os vinhos Amayna Pinot Noir 2012 ainda em barrica e o Amayna Sauvignon Blanc Barrel Fermented 2009.

Dentro da belíssima sala de barricas, a propriedade tem uma moderna sala de degustações para os visitantes. 

Notas de prova: 

Amayna Pinot Noir 2012

As vinhas do Valle de Leyda,  são próximas ao pacífico, em uma área muito fresca. Um pinot noir redondo, com um frutado intenso e bem definido. Recorda muito a frutos azuis. Sedoso, já se mostra longo, um delicado mineral, com final muito saboroso.

Amayna Sauvignon Blanc Barrel Fermented 2009

Fermentados 100% em barricas novas de carvalho ganham um peso pelo tostado da madeira. Tem também um leve aroma de nozes e toques de mel e figo. O paladar tem doçura real da fruta, com um pouco de baunilha, até mesmo notas de lácteos. Uma maravilha de vinho.



Passo a Passo

  • Adega

    Toda ela encravada nas rochas

    Próximo
  • Modernismo

    Garrafas na moderna vinícola Garcés Silva

    Próximo
  • O Enólogo chefe

    Francisco José Ponce Sanhueza está sempre acompanhando passo a passo a vinha e a vinificação.

    Próximo
  • As vinhas e o oceano pacífico

    É entre a faixa costeira de montanhas e o oceano pacífico situado em suaves colinas com solos pobres e clima muito seco.

    Próximo
  • Colheita

    A proximidade com o Oceano proporciona uma brisa fresca constante que esfria as uvas, retardando o processo de amadurecimento, que permite a colheita no ponto ideal.

    Próximo
  • Adega
  • Modernismo
  • O Enólogo chefe
  • As vinhas e o oceano pacífico
  • Colheita

comentários

Seja o primeiro, comente!

comentários

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com (*)