TIRADENTES
Verdadeira jóia ao pé da Serra São José, pequena cidade mineira colonial do séc. XVIII , preciosidades para se ver e usufruir.
Os que gostam de arquitetura e história do Brasil é um prato cheio: as casinhas coloniais, os casarões, o Chafariz e em especial a Igreja Matriz de Santo Antônio, que é imperdível. Barroquismo puro!
Hoje, a cidade mês a mês fervilha com diferentes eventos: Encontro de Motociclistas, Festival de Cinema, Festival de Gastronomia e um dos mais novos, este ano foi sua quarta edição, já se consagrando, o Festival de Fotografia Foto em Pauta.
Além da movimentada vida cultural Tiradentes é muito conhecida pela gastronomia, são 90 restaurantes e bares catalogados, difícil escolher.
Passeios de charrete, ida para São João Del Rey de Maria Fumaça, Museus, Antiquários e centenas de lojas de artesanato que fazem a festa das mulheres, são atrações obrigatórias para um fim de semana por lá. Logicamente apreciando a gastronomia local que é divina!
Impossível citar todos os restaurantes ou locais interessantes para se degustar a comida mineira ou outras.
Sempre que podemos, ao estarmos por lá, escolhemos alguns para bater o nosso ponto.
Mas confesso, come-se bem até nos botecos: de pastel de angu a sopas ou carnes servidas bem quente nas travessas de pedra sabão.
Fotos: @ Gladstone Campos
Pitacos:
Pousada Bem Viver, traduz o espírito mineiro que se respira em Tiradentes, lugar aconchegante, e como diz Idalmo, o dono “uma pousada tem que ter 3 coisas boas: Cama, Chuveiro e Café da manhã” É impecável, de bom gosto, alto astral e um local especial para relaxar. Recomendamos e agradecemos a acolhida.
Dica:
Para quem não conhece Tiradentes e deseja fazer uma viagem com orientação ou de interesses mais específicos sugiro a agência de viagens UAI TRIP, nunca vi guias tão bem preparados para atendimento, vale conferir: www.uaitrip.com.br
Restaurantes de Tiradentes
-
Tempero da Ângela - Bichinho
Restaurante modesto, tipo buffet com preço fixo. Mas se deixar no prato paga-se taxa extra, muito justo! De comida mineira caseira, tempero delicado e acredite, pouca gordura. É imperdível. Fica a 7 km de Tiradentes.
Próximo -
Via Destra
O Chef Rubens Beltrão e sua filha Rebeca comandam este incrível restaurante italiano na cidade. Ex-executivo da Fiat, Rubens morou 3 anos em Turim, Itália e aprendeu a cozinha italiana. O cardápio surpreendentemente tem vários pratos com frutos do mar, são perfeitos. Valeu!
Próximo -
Viradas do Largo
Este restaurante da Chef Beth Beltrão dispensa apresentações de tão premiado que é. Dinâmica, perfeccionista e criativa Beth faz da tradicional comida mineira um ato de veneração, pratos bem elaborados, sabor com assinatura da Chef, ambiente encantador. Somos fãs incondicionais.
Próximo -
Viradas do Largo
A Cara da Riqueza: barriga de porco, arroz vermelho, quibebe com pipoca e molho adocicado.
Próximo -
Chico Doceiro
Passagem obrigatória para quem está saindo de Tiradentes: doces caseiros, doce de leite e canudinhos.
Próximo