VINHOS DE PORTUGAL
Nosso primeiro contato com o vinho foi através da Mãe Pátria: Portugal. O vinho chegou aqui junto aos colonizadores.
De lá para cá, muito vinho se bebeu e aprendemos sobre as regiões e tipos de vinhos portugueses. As mais conhecidas, no Brasil são: Verde (Dão), Bairrada, Douro, Alentejo e Península de Setúbal. Há também as ilhas, onde o vinho mais conhecido é o da Madeira.
Fotos: @ Gladstone Campos
No norte de Portugal, uma região muito verde dá nome aos vinhos de lá: Vinho Verde. Os de qualidade superior são secos e de alto frescor, os verdes brancos são levemente frisantes. As chamadas “agulhas” são as bolhinhas de gás carbônico que picam a língua.Já os tintos são tintureiros, chegam a manchar os copos.
O Douro é a região mais famosa de vinhos. Foi a primeira área a ser demarcada, em 1756 pelo Marquês de Pombal. É a região do vinho do Porto, além de outros excelentes vinhos, como o Barca Velha. Atualmente uma nova geração de enólogos elaboram os vinhos da região, os “Douro Boys”.
Dão e Bairrada são regiões abrigadas do vento por serras. As vinhas estão nos planaltos de solos xistosos e graníticos. Regiões de vinhos encorpados, em geral, mas que evoluem muito bem em garrafa.
Alentejo é a nova região vitivinicola de Portugal, está se tornando a segunda potência no mercado produtor de vinhos lusitanos. Longas planícies de vinhedos são pintadas por oliveiras e sobreiros.
Península de Setúbal, antiga Terras do Sado é a região onde se produz o fabuloso vinho doce Moscatel de Setúbal. Brancos de qualidade e tintos de rara intensidade.
A ilha da Madeira merece lugar especial histórico. Lá se produz o vinho Madeira, ícone cobiçado por piratas franceses no séc. XVI e muito apreciado até hoje.
A irônica história portuguesa trouxe enormes benefícios para o vinho português moderno. O país se fechou para influências externas por muitos anos, época de Salazar, nada estrangeiro entrava e nada português saia. Este questionável período político e cultural originou uma peculiaridade: as castas de uvas originalmente portuguesas se mantiveram intactas.
Diferente do resto do mundo sofrendo forte influência das castas francesas, como é o caso da Cabernet Sauvignon.
Hoje Portugal tem um vinho moderno, apreciado em todo o mundo e muito original, graças as: Trincadeira, Aragonês, Bical, Touriga Nacional, Baga, Alvarinho, Tinto Cão entre tantas outras.
VOCABULÁRIO DE BACO
Vinho fortificado: são vinhos que recebem aguardente vínica (álcool obtido à partir da destilação das cascas fermentadas - Cognac ou Armagnac), tornando-se mais alcoólicos e, portanto, mais "fortes" ou fortificados. Embora existam vinhos fortificados em praticamente todos os países vinícolas, os três mais famosos: o Vinho do Porto, o Jerez (ou Xerez ou Sherry) e o Vinho Madeira Viticultura: o cultivo das uvas. Vitivinicultura: cultura das vinhas e fabricação de vinho